Como recuperar o seu Facebook que foi hackeado ou invadido

Como recuperar o seu Facebook que foi hackeado ou invadido


Nos últimos meses, houve um aumento significativo de casos relacionados a contas do Facebook que foram invadidas ou hackeadas e têm se tornado uma experiência bastante frustrante, isso porque a Meta não facilita o contato com a equipe de segurança da empresa. Tenho trabalhado ao longo dos últimos meses na recuperação de algumas contas e resolvi compartilhar meu conhecimento aqui nesta postagem.

Se você tiver dificuldades nessa recuperação e quiser contratar meus serviços profissionais, entre em contato comigo solicitando um orçamento.

A verdade é que o Facebook dificulta a recuperação de contas, isso porque é utilizada na maioria das vezes, inteligência artificial para reconhecer o seu celular ou computador. Sem mais delongas, acompanhe abaixo como recuperar seu acesso e proteger o seu Facebook.

Como recuperar o seu Facebook usando o aplicativo para celular

Antes de iniciarmos esse procedimento, é importante lembrar que, para recuperar sua conta, você precisa usar o celular que você mais utilizou durante pelo menos o último 1 (um) ano. Então, se você usava outro aparelho diferente do que você utiliza agora, utilize ele para realizar o passo a passo a seguir.

  1. Abra o aplicativo do Facebook no seu celular;
  2. Clique em Entrar em outra conta para buscar o seu perfil na base de dados do Facebook;
  3. Se aparecer a opção Esqueceu a senha?, clique nela para chegar na tela de Encontre sua conta:


Na opção Número de celular ou email, não coloque seu telefone. Ao invés disso, coloque o seu e-mail antigo.

Para localizar o nome de usuário do seu Facebook é bem simples. Basta copiar o link do seu perfil ou pedir para um amigo copiar e enviar para você. O link vai ser mais ou menos assim:

https://www.facebook.com/pauloguilhermeBR

Tudo que estiver depois de www.facebook.com/ será o seu nome de usuário. No exemplo acima, o meu nome de usuário é pauloguilhermeBR.

Se pelo nome de usuário, você não conseguir encontrá-lo, pesquise pelo nome completo que está no seu Facebook. Ele mostrará uma lista completa de perfis que estão com o nome que você está buscando.

Após localizar o seu perfil, clique sobre ele para abrir as opções de recuperação.

Na tela de envio de código por e-mail, selecione a opção Tentar outra forma na tela do aplicativo.

Provavelmente, o Facebook mostrará opções de e-mail, telefone e senha atual que você não sabe, afinal, agora os dados pertencem aos bandidos. Logo abaixo, aparecerá o botão Não tem mais acesso a essas opções. Clique nele e veja as opções que o Facebook disponibilizará para você.

Essas opções aparecem de maneiras diferentes para cada pessoa. Provavelmente aparecerá um botão Tentar outra forma. Ele poderá mostrar mais algumas opções que você provavelmente não tem mais acesso, que é uma notificação no dispositivo do invasor, um código no aplicativo de autenticação (que o invasor colocou) e código reserva.

Note que aparece um botão azul bem pequeno que diz recuperação da conta. Clique nessa opção para finalmente acionar o suporte.

Eles pedirão para você enviar um documento de identificação oficial do governo. Pode ser seu RG, CNH ou até mesmo passaporte. Particularmente não recomendo você utilizar o passaporte, tendo em vista que a lâmina da página que exibe suas informações possui um plástico e na hora de fotografar o documento, o brilho pode atrapalhar e gerar uma recusa de sua foto pela equipe de segurança.

Eles pedirão um e-mail (recomendo usar um novo e preferencialmente Gmail) e em seguida, selecionar o documento de identificação.

Agora vem um processo importante na recuperação de um perfil do Facebook. Você precisará usar a câmera do celular para fotografar seu documento. Recomendo fazer isso à luz do dia ou usar um ambiente bastante iluminado, colocar uma folha de papel em branco no fundo e fotografar o documento. A foto pode não ficar 100% nítida, mas precisa ficar um pouco legível para visualizar seu nome e sua data de nascimento.

Em alguns celulares, eles pedirão para você enviar uma foto da galeria, o que se torna um processo mais fácil.

Após enviar o documento, aguarde alguns minutos ou horas com um e-mail da etapa final para recuperar seu Facebook.

Se eles negarem o pedido, você receberá um e-mail com algumas dicas do porque foi negado. Se for aprovado, você receberá uma senha temporária e um link para recuperar seu Facebook. Basta seguir as orientações da tela, remover as informações do hacker e atualizar para as suas informações.

Como recuperar o seu Facebook usando o aplicativo para computador

Utilize o link a seguir para acessar seu Facebook: facebook.com/login/identify para encontrar sua conta;

Repita o procedimento de pesquisar pelo seu e-mail antigo como descrito acima e clique em Encontrar conta:


O Facebook mostrará opções que estão em poder do hacker. Então, você deve clicar no botão Não tem mais acesso a essas opções?

Agora, você poderá iniciar o processo de envio da foto do seu documento de identificação e seu nome completo.

Importante: se você está usando um computador, talvez precise de uma webcam para enviar a foto do seu documento. Caso você não tenha, acredito que vale a pena pedir uma emprestado a um amigo.

Esse procedimento não pode ser feito em outro celular ou computador. Precisa ser no mesmo aparelho que a pessoa estava costumada a acessar seu perfil, no mesmo navegador que usava.

Conclusão

Como mencionei acima, o Facebook é restrito a opções de contato com o suporte e você não consegue falar com um humano para recuperar sua conta. É necessário usar o método de suporte automático e seguir o fluxo do processo para recuperar a conta.

Vale ressaltar que, quanto mais cedo você tentar recuperar sua conta após ela ter sido invadida, maiores serão as chances de recuperá-la. Geralmente, têm-se até 30 dias para recuperar a conta. Após esse prazo, se você não conseguiu recuperar, apenas via processo judicial.

Caso você queira contratar um profissional para avaliar a possibilidade de recuperar sua conta, entre em contato.

Paulo M

Publicitário, Social Media e Expert em Produtos do Google.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem